sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Presença do Grupo ARCESC no seminário sobre a discussão dos royalties do ES

No dia 16 de dezembro de 2011, houve na Câmara dos Vereadores de Aracruz uma palestra a fim de conscientizar as maiores lideranças locais sobre a necessidade dos royalties do petróleo para o Estado, onde alguna integrantes da diretoria da ARCESC estiveram presentes.
Na ocasião, o deputado Marcelo Coelho explanou a importância de não abrirmos mão dos nossos direitos, bem como o ex-governador Paulo Hartung e o deputado Élcio Álvares (http://www.elcioalvares.com.br/) que além de defenderem a manutenção do atual sistema de distribuição dos royalties, falaram da importância de termos um deputado como Marcelo Coelho, político íntegro e honesto.
O senador Ricardo Ferraço falou sobre incentivos econômicos para estimular os proprietários rurais a conservar áreas além das exigências impostas pela lei.

                                                                          Paulo Hartung

                                          O presidente da ARCESC, Maçarico e o conselheiro fiscal Siliégio e Marcus                       Guedes, ex-presidente do grupo

Compõe a mesa: Givaldo Vieira, Paulo Hartung, Ricardo Ferraço, Élcio Álvares, Marcelo Coelho, Naciene, Marcus Vicente, Ademar Devens,  Marcos Peruchi, entre outras autoridades locais

Entendendo a questão dos royalties no Espírito Santo

No ano passado, uma emenda apresentada no Congresso e aprovada pela maioria mudou o critério de distribuição dos royalties, prejudicando os Estados produtores. No caso do Espírito Santo, a previsão é de perda de R$ 1,5 bilhão em recursos.
Por pressão dos Estados produtores, notadamente o Espírito Santo e Rio de Janeiro, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vetou a mudança. O veto foi, então, encaminhado ao Congresso onde está em discussão. Desde então, o Estado tem feito todos os esforços para convencer parlamentares de que a repartição dos royalties não pode prejudicar os Estados produtores. Inicialmente, as negociações foram comandadas pelo Governador Paulo Hartung e, a partir de janeiro deste ano, pelo Governador Renato Casagrande.
O Espírito Santo tem procurado negociar uma solução para o impasse, definindo, no Congresso, um novo modelo de distribuição em que não perca recursos, mas as negociações são difíceis. Se tudo fracassar e Deputados e Senadores derrubarem o veto do Presidente Lula, o Estado está pronto para ir à Justiça, questionar os dispositivos da nova legislação e já tem pronta ação para apresentação ao Supremo Tribunal Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar sempre. Nosso blog é feito para a Comunidade e estamos prontos a lhe escutar...